JARDIM ARINS

 O Jardim Arins é um reflexo poético da exuberante natureza de Florianópolis, com suas trilhas sinuosas de pedra, envoltas em água e densa vegetação de Mata Atlântica, ele celebra uma relação de profundo respeito e tributo ao seu entorno.

O verdejar envolve todo o apartamento térreo e se funde em perfeita sincronia com a arquitetura minimalista do projeto de interiores de Marina Acayaba. O desenho paisagístico é moldado a partir das grandes aberturas e as composições são meticulosamente pensadas com o objetivo de serem apreciadas de dentro, ao mesmo tempo que instigam a vivência lá fora.

A extensa e curvilínea floreira de aço dá espaço à vegetação onde antes imperava o concreto. Cria-se um jogo interessante entre planos e alturas vegetadas. A presença de araçázeiros dão um tom de cor e textura e proporcionam uma sensação de ''casa''. 
É quase imperceptível a transição para o tanque de plantas aquáticas e pequenos peixes que atuam como controle para larvas de insetos. Cria-se entre as aberturas da sala um verdadeiro quadro vivo em constante movimento.
A ampla sala de estar extravasa para a área externa e se funde com a piscina e o jardim. Este espaço, banhado por insolação constante e incidência de maresia, enfrenta o desafio de sobrepor a adaptação das plantas às condições locais sem destoar da estética tropical do jardim, em um equilíbrio delicado entre conhecimento técnico e ousadia.
A seleção vegetal celebra a biodiversidade local através do uso predominante de espécies nativas. Palmiteiros e árvores frutíferas são um convite à visita de animais polinizadores ao jardim. Lírios, heliconias, e gengibrinas, com suas floradas, pincelam o jardim com cor ao longo das estações, enaltecendo a poesia do tempo.O arranjo cuidadoso das folhagens em diferentes alturas, tons e texturas confere profundidade criando um mosaico vivo que encanta os sentidos.
O percurso pelo jardim é uma jornada de descoberta onde cada passo revela novas vistas e sensações. A vegetação densa e os caminhos sinuosos criam privacidade e moldam os espaços íntimos. Clareiras surgem como varandas para os quartos. No fim da trilha, uma surpresa:
O Jardim Secreto é uma extensão do banho da suíte, onde uma banheira de pedra convida à imersão não apenas na água cristalina, mas também na essência do jardim.

Em meio às texturas delicadas das rendas portuguesas, caladiums brancos adormecem para despertar somente na primavera, adicionando um toque de magia ao espaço.
Os espelhos e a transparências permitem que o jardim extravase para dentro, criando uma conexão íntima do usuário com a natureza.
O Jardim Arins é um marco, uma expressão da minha dedicação como paisagista. Um projeto onde o jardim é protagonista dos espaços e das experiências cotidianas, um convite à contemplação dos detalhes, das cores e texturas, dos sons e da experiência íntima com o tempo e as dinâmicas da natureza.
IMAGENS RENDERIZADAS 
FRAGMENTOS DO PROJETO EXECUTIVO 
FICHA TÉCNICA:

Desenvolvimento de projeto de arquitetura paisagística e aexecução para área externa de um apartamento térreo em Jurerê internacional, Florianópolis-SC. Nesse projeto também acompanhei a obra de interiores de autoria de AR arquitetos em sua totalidade.

Cliente: Marcel Arins
Ano de projeto: 2022
Execução: 2023

Projeto de paisagismo: Laura Rotter Schmidt
Co-autor: Gabriel Pedrotti
Estagiária:  Karol Schmitz
Plantio e manutenção: Sempre Verde Jardinagem
Projeto de interiores: AR arquitetos
Execução: Pronto engenharia 
Fotos: Camila Alba



OBRA

You may also like

Back to Top